10 Dicas de Decoração | Casa

 

 

1.     A casa deve refletir o gosto e a personalidade das pessoas que vivem nela. Evite o que não vai de encontro ao seu estilo, mesmo que esteja na moda. Seguir essa dica não só pode muitas vezes te fazer economizar, como também te deixar com uma sensação ainda melhor ao estar em casa.

 

2.     Defina o estilo de decoração que você gosta e o siga. Em cômodos fechados, você pode alternar o estilo, por exemplo: nos quartos, escritórios, etc. Porém, o ideal é que em espaços conjuntos ou com conceito aberto, um mesmo padrão de estilo seja seguido. Exemplo: sala de jantar + estar.

 

 

3.     Definiu o estilo? Agora defina uma paleta de cores, compatível com o estilo que deseja aplicar no ambiente. A paleta deve conter de preferência, 2 até 4 cores. A partir disso somente se forem variáveis de uma mesma cor. Uma paleta de quatro cores completamente diferentes pode ser um caminho nocivo, podendo causar excesso de informações e poluição visual.

 

4.      Sua casa é seu refúgio, é onde você busca aconchego e relaxar, então, prefira cores neutras e/ou leves para paredes e mobiliário. Caso queira ousar na cor, prefira ousar na decoração. Lembrando de seguir a paleta definida anteriormente. Inclusive, é o melhor caminho caso em algum momento você enjoe da cor escolhida: é muito mais fácil trocar a decoração, do que os móveis, certo? Lembrando que essa é apenas uma dica e um conselho, que você segue se quiser.

 

 

5.      Equilíbrio é tudo. Já que estamos falando de cores e poluição visual, vamos adentrar em outra vertente desse mesmo assunto. Você com certeza já ouviu falar da frase: “menos é mais”, certo? Em nossa casa isso é superimportante. Quanto mais informação ela tiver, mistura grande de estampas, cores, decorações e itens de estilos diferentes, mais estresse vai gerar no subconsciente de todos que vivem o ambiente. Siga um padrão de estilo, um padrão de cores, tenha em sua casa: equilíbrio. Consequentemente você verá a sua vida e o seu humor, pelo menos um pouco mais equilibrado também. Um projeto com várias cores e estampas, em alguns casos pode até parecer bonito em um primeiro momento, mas com o passar do tempo essa questão se torna nociva para quem vive no local.

 

6.      Em um ambiente, é legal definir um ponto focal, um elemento ou item que contraste do restante. Um móvel, uma peça de arte ou decoração. Independentemente do que for, dê preferência a algo que tenha beleza, seja especial, algo do seu gosto e que seja somatório para a decoração do local.

 


7.     Ao colocar espelhos, preste atenção na altura. Jamais coloque espelhos por sua casa, que “cortem” a visão da cabeça das pessoas refletidas. Isso não só estraga a beleza do seu espaço, como é péssimo harmonicamente.

 

8.     Prefira dispor fotos e quadros, respeitando também o alcance da linha de visão das pessoas.

 


9.     Prefira itens de qualidade. Isso vale para tudo: móveis, decoração, tecidos etc. É melhor gastar um pouco mais com algo que terá maior durabilidade, do que gastar menos com algo que você terá de descartar logo em seguida pelo desgaste/estrago, e, comprar novos itens depois, certo? O gasto acaba sendo o mesmo no final das contas. Se você gosta de economizar e já que “menos é mais” quando se trata de decoração: prefira menos peças no ambiente, porém tenha todas com qualidade, beleza, estilo e durabilidade. E a questão não é só o valor, o mais importante, como disse anteriormente, é a qualidade do item. Sempre preze por isso.


10.      E por fim, não importa o valor que tenha investido, tenha cuidado e zelo com os espaços e itens da sua casa. Limpe e organize tudo, sempre que puder. Prefira descartar itens estragados, quebrados, desgastados, que não possuem uso ou que ninguém gosta. Seguindo isso, com certeza o seu ambiente ficará ainda mais bonito e harmônico.

 

 

Mais duas dicas:

·        Compre os mais diversos itens para sua casa em nossa Loja Online | Maison Divine: www.maisondivine.com.br

 

·        Caso queira reformar ou projetar seu espaço, lembre-se de contratar um profissional habilitado.

 

 

 

Dicas/Texto por: Alinne Henkels – Arquiteta e Urbanista

 

Observação: Plágio é crime e nós estamos de olho.

Comentários

Postagens mais visitadas